Título: Viva a Vida!
Autor: José Carlos A. Cintra
Editora: EME
Categoria: doutrinário
Edição: primeira (julho de 2009)
Proposta:
Apresentar de forma clara e didática os aspectos principais do conhecimento espírita aplicados a vivência do dia-a-dia.
Formato:
O livro, embora de formato médio, é pequeno pois contém aproximadamente 20 mil palavras (ou 2 horas de leitura). Seu conteúdo está distribuído de forma equilibrada em duas partes: aspectos práticos da boa convivência e aspectos principais do conhecimento espírita.
Linguagem:
A linguagem empregada pelo autor é direta, simples e clara. Ela é enriquecida com analogias de filmes, citações de artigos de jornais e referências a outros livros. A didática é muito boa, a leitura flui com facilidade, e o conteúdo se retém na memória.
Avaliação:
Um livro de leitura rápida, mas também ao mesmo tempo muito proveitosa. A seleção e a apresentação dos ensinamentos espíritas foi feita de forma muito criteriosa, responsável e objetiva. A ligação com temas da atualidade, filmes, jornais foi empregada de forma construtiva e eficiente.
Na apresentação dos aspectos práticos da boa convivência o autor selecionou importantes pontos que realmente podem fazer a diferença na conduta das pessoas. Há uma valorização, em todo o livro, pelo respeito ao próximo, sobretudo àquele que é diferente. Valoriza também a liberdade de pensamento sugerindo a busca do aprendizado através do auto-conhecimento.
Há espaço ainda para posicionamentos mais firmes como a desaprovação ao encaminhamento de pessoas leigas (que passam por algum problema espiritual) a participação em reunião mediúnica. Ou também a exposição honesta de que "foi sobretudo no Brasil que o Espiritismo adquiriu o caráter adicional de religião" (pag 136).
Nenhum comentário:
Postar um comentário