quarta-feira, 6 de maio de 2009

Passes


Título: Passes - O que são? Como funcionam? Como receber e como aplicar?

Autor: Rogério Coelho

Editora: Mythos

Categoria: pesquisa

Edição: primeira (2009)

Proposta:
O autor apresenta um apanhado geral na literatura espírita sobre os passes. Reproduz textos de Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Divaldo Franco, Carlos Baccelli, Robson Pinheiro, e outros.

Linguagem:
Em sua maior parte o livro contém textos de diversos autores que não faz sentido aqui analisá-los. Porém, dos textos que o próprio autor redige a linguagem é bastante rebuscada e, às vezes, até mesmo ininteligível.

Formato: tamanho médio contendo 208 páginas distribuídas em 17 capítulos. Possui uma estrutura adequada para um trabalho de pesquisa incluindo prefácio, introdução, prólogo, conclusão, apêndice e bibliografia. Por outro lado, há uma distribuição irregular dos capítulos pois uns são muito grandes e outros bem pequenos. Há algo curioso na passagem entre dois capítulos... o texto do capítulo 4 é interrompido no meio de uma frase que continua no capítulo 5.

Avaliação:
Embora a bibliografia utilizada seja considerável ela é apresentada de forma muito rudimentar. O autor se limita praticamente a reproduzir os textos sem analisá-los ou compará-los. Das poucas vezes que faz comentários sobre os textos o autor acrescenta pouco e, ao mesmo tempo, abusa das palavras comprometendo a clareza e a objetividade esperadas.

Além desta falta de clareza nos textos do autor há um problema maior quando na maioria das vezes eles estão inseridos dentro da reprodução dos textos de outros autores. Isto é, não se sabe exatamente quando o texto é do próprio autor e quando não é.

Falhas:
Há uma falha grave quando o autor associa idéias próprias a um texto de Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo onde desenvolve as palavras de Jesus "se a vossa mão é motivo de escândalos, cortai-a". Especificamente, o autor dá outra interpretação afirmando que "a mão assassina plasma no campo energético do Perispírito as sequelas estigmatizantes... e o Espírito entra na Vida sem a mão".

Outra falha tão grave quanto a anterior é a de ter omitido parte da reprodução de um dos capítulos do Evangelho Segundo o Espiritismo. O próprio autor inicia a reprodução dizendo que será feito na íntegra, mas um pequeno trecho no final do capítulo XXVI é omitido. Coincidência ou não é exatamente quando Kardec afirmaria que o médium magnetizador que transmite os seus próprios fluidos tem o direito de cobrar por isso. E isto vai contra as idéias expostas nos capítulos iniciais da obra. Por outro lado, este trecho que foi omitido vai aparecer no fim da obra nos apêndices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário