Título: Conversando com os Espíritos na reunião mediúnica
Autor: Therezinha Oliveira
Editora: Allan Kardec
Categoria: pesquisa
Edição: primeira (maio de 2008)
Proposta:
A proposta do livro é a de apresentar de forma teórica e prática o instrumento do método científico empregado por Kardec para a produção de suas obras: o diálogo com os espíritos. Baseia-se sobretudo nos ensinamentos do próprio Kardec e nas experiências do Centro Espírita Allan Kardec (Campinas - SP).
Formato:
O livro tem formato um pouco maior que a média e possui 224 páginas. Ele está adequadamente estruturado em três partes: Considerações Preliminares, O Andamento do Diálogo, e Exemplos e Casos. Cada uma das partes é organizada em pequenos capítulos. A formatação dos textos e a qualidade da impressão são boas.
Linguagem:
A autora usa uma linguagem muito clara, prática, e acessível. Possui uma característica semelhante a de um professor bem experimentado, que sabe passar a sua mensagem da melhor forma possível. Os diálogos exemplos são bem montados e reflete a própria característica esperada para um bom dialogador.
Avaliação:
O livro foi muito bem planejado e bem escrito. A linguagem clara demonstra a própria proposta de desmistificar os diálogos. Portanto, parece acertada a preocupação com as palavras que definem os conceitos como o de 'dialogador' ao invés de 'doutrinador'.
A autora oferece reflexões muito interessantes sobre os diálogos como, por exemplo, o que aprendemos com eles. E também traz considerações práticas importantes para o dia a dia das reuniões mediúnicas como o tratamento adequado a ser dado aos espíritos obsessores.
Metade do livro é dedicado a apresentação de uma coletânea de mais de vinte diálogos com os espíritos. Eles estão bem documentados e cumprem bem o papel de exemplificar as idéias e os conceitos apresentados nas duas primeiras partes do livro. Abrangem uma gama grande de exemplos e aspectos, mas ainda assim parece ter faltado algum diálogo com um espírito mais sábio.
O livro pode ser recomendado a todos os espíritas, mas, em especial, a todos aqueles que participam de alguma forma das reuniões mediúnicas. Em outras palavras, é um trabalho que merece ser conhecido.
Mestra!!! Foi, entre muito mais, o que Therezinha de Oliveira foi na sua vida dedicada ao Espiritismo, especialmente ao ensino e à divulgação da Doutrina.
ResponderExcluir