Título: O Espírito de um novo tempo ou um novo tempo para o espírito
Autor: Milton Medran Moreira
Editora: Imprensa Livre
Categoria: crônicas
Edição: primeira (2009)
Proposta:
Esta obra é uma compilação das cem melhores crônicas publicadas pelo autor durante a primeira década do século XXI. Em comum elas trazem a idéia básica da realidade espiritual e indicam como esta realidade influi na construção de um novo tempo.
Formato:
O livro possui um formato médio e contém aproximadamente 40 mil palavras (ou 4 horas de leitura). Dividi-se em pequenas crônicas numeradas de 1 a 100. Para cada uma delas há um pequeno quadro contendo frases que a resumem e, assim, se aproximando da linguagem dos jornais. Contém ainda um perfil do autor e uma apresentação inicial do livro.
Linguagem:
A linguagem empregada no livro é clara e universal, isto é, o autor escreve para alcançar a sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, os textos são escritos num Português simples e perfeito. Trazendo elementos do cotidiano o autor consegue chamar a atenção do leitor garantindo assim uma boa apreensão do conteúdo.
Avaliação:
Embora os assuntos sejam os mais diversos possíveis, os temas e os objetivos são sempre recorrentes. Esta recorrência transforma esta compilação de crônicas diversas em um conjunto coeso de informações acerca da nossa realidade espiritual. Por sua vez, a diversidade nos assuntos, trabalhados sempre de forma criativa, oferece ao leitor novos olhares e novas perspectivas que estimulam a reflexão sobre a vida.
Chamam a atenção também a criatividade empregada nas crônicas e sobretudo nos seus títulos. Para cada uma delas o autor propicia uma leitura agradável e interessante fugindo sempre do lugar comum. Esta inovação, com certeza, é a chave do sucesso para o autor merecer o espaço em vários jornais da imprensa espírita e, sobretudo, não espírita.
Partindo de assuntos de nosso cotidiano o autor levanta as mais sérias questões éticas e espirituais. Estas são sempre tratadas de forma adequada aos mais diferentes públicos e não têm a característica indesejável de ser proselitista.
Todos os principais conceitos espíritas estão contemplados nesta obra: espírito, imortalidade, vidas sucessivas, evolução, livre arbítrio, causa e efeito, inteligência suprema, justiça, amor. Estes são apresentados de forma simples e muito natural que levam o leitor a associá-los ou mesmo aplicá-los a sua própria vida.
Um destaque especial deve ser dado a capacidade do autor em encontrar e apresentar várias contradições deste novo tempo, como, por exemplo: a riqueza e a miséria, anônimos e famosos, ou o divino e o humano. Estas contradições são percebidas, ainda mais, nas atitudes e filosofias das pessoas quando se colocam em lados opostos o discurso e a prática.
Por fim, merece nosso aplauso o cuidado e o equilíbrio contidos nas crônicas que apresentam grandes questões éticas como a autorização do aborto, o uso das células embrionárias em pesquisas, a laicidade do estado, entre outras. Esta qualidade se aflora, sobretudo, devido à formação do autor e ao seu profundo conhecimento das religiões.
Excelente, Vital!
ResponderExcluirAlgumas pessoas tem me perguntado como adquirir o livro do Medran... A editora é no endereço www.imprensalivre.net.
Abraços