Título: José de Arimatéia - A Testemunha da Paixão
Autor: José Carlos Leal
Editora: Léon Denis
Categoria: romance
Edição: segunda (novembro de 2008)
Formato: tamanho médio contendo 176 páginas distribuídas em 20 pequenos capítulos.
Proposta:
O autor busca trazer uma leitura diferenciada das passagens evangélicas através do ponto de vista dos personagens secundários na história de Jesus. Para isto ele apresenta informações da época e da cultura judia e monta a estória de José de Arimatéia encadeando estas passagens e ligando-o a outros personagens como Nicodemos, Caifás, Pilatos, Maria Madalena, Zebedeu, Maria de Nazaré, e outros.
Temas:
Embora não seja o foco deste trabalho, o livro ainda passa por temas espíritas como a reencarnação, a imortalidade da alma e a emancipação da alma durante o sono.
Linguagem:
A obra possui uma linguagem simples e agradável. Os diálogos entre os personagens contribuem para a percepção de um outro ponto de vista das passagens evangélicas. Algumas fotografias da palestina entre os capítulos também ajudam o leitor a mergulhar neste mundo fascinante da vida de Jesus.
Avaliação:
O livro tem o mérito em apresentar uma estória bem montada e, consequentemente, de fácil e agradável leitura. As descrições e narrações não são exageradas, mas o suficiente para que o leitor se sinta envolvido pela estória. Também não força, como é comum em obras espíritas, a inclusão de questões doutrinárias.
Como trabalho de pesquisa a obra fica um pouco comprometida por ser um romance e por não apresentar referências. Por exemplo, o autor não atribui a Jesus a derrubada das bancas no episódio dos vendilhões do templo. Seria interessante saber como ele chegou a esta informação.
Em O Sublime Peregrino, de Ramatis, explica essa questão de que Jesus não derrubou as banca. A turba em arrastão o comprimiu contra as bancas...
ResponderExcluirEm O Sublime Peregrino, de Ramatis, explica essa questão de que Jesus não derrubou as banca. A turba em arrastão o comprimiu contra as bancas...
ResponderExcluir