Título: O reiki, a Terapia Vibracional Integrativa e outros tratamentos complementares
Autor: Adilson Marques
Editora: BN Editora
Categoria: estudo
Edição: 2010
Proposta:
Apresentação de uma nova terapia espiritualista baseada no tradicional Reiki, em ensinamentos obtidos com espíritos, e o confrontamento desta terapia com a teoria espírita.
Formato:
Tamanho médio para ser lido em mais ou menos 7 horas. É composto por três partes: apresentação do conceito de espiritologia, apresentação dos ensinamentos de espíritos, e apresentação da técnica desenvolvida pelo autor. Vale destacar que o livro é confeccionado com papel reciclado e também está disponível na Internet (acesse aqui).
Linguagem:
A linguagem é simples, fácil de entender. A parte dos ensinos de espíritos é apresentada na forma didática de perguntas e respostas.
Avaliação:
Livro bem organizado e de uma metodologia consistente. Apresenta de forma adequada os conceitos tradicionais do Reiki e os novos conceitos incorporados a partir de orientações de espíritos com que o autor do livro teve contato. Faz o contraponto necessário entre velhos e novos conceitos e também avalia o conjunto das informações tomando como base os princípios espíritas.
Expõe o conjunto de ensinamentos dos espíritos de forma bastante didática na forma de perguntas e respostas. E na terceira parte do livro desenvolve estes ensinamentos para culminar na nova técnica praticada pelo autor.
Há uma preocupação de se apresentar a nova técnica como algo independente do Espiritismo por causa do receio de ser acusado de anti doutrinário. Portanto, parece razoável que o autor tenha cunhado o novo termo espiritologia para a obtenção de ensinamentos de espíritos por meio da mediunidade. E, por outro lado, o autor demonstra uma boa valorização dos conceitos espíritas.
É preciso registrar ainda a boa iniciativa de divulgação e disponibilização dos livros por meio da Internet facilitando o acesso ao leitor.
Discussão:
Alguns pontos para discussão:
"E todo o tratamento envolve a questão do merecimento, desfazendo as mistificações que apresentam o REIKI como uma terapia miraculosa capaz de curar todas as doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais." (pag 37)
"Porém, enquanto 'espíritas' ficarem afirmando que o 'espiritismo' é o 'único' caminho para favorecer 'a paz entre os homens', que é o 'consolador prometido pelo Cristo' etc., emitindo apenas juízos de valor, terá sua cidadania acadêmica sempre adiada." (pag 44)
"Acreditar que o Espírito foi criado imperfeito e ignorante é o mesmo que dizer que Deus também é imperfeito e ignorante." (pag 87)
"Pergunta 35 - É necessário ser sintonizado no Reiki para se enviar boas energias e auxiliar na recuperação de enfermos? Resposta - Para se enviar energia são necessárias três coisas: o pensamento elevado, a vontade de ajudar o próximo e o amor desinteressado. Todo o resto é instrumento ou 'muletas' ..." (pag 91)
"Infelizmente, o número de pessoas cujas condições mentais e emotivas são ideais para um tratamento terapêutico vibracional ainda é pequeno. A maior parte dos enfermos está viciada em procurar uma doença, sem saber que é seu psiquismo perturbado, nesta ou em outra encarnação, que gerou seu problema mórbido." (pag 203)
Amigos,
ResponderExcluirAgradeço a dica de leitura e os comentários. Fiquei interessado no livro, vou ver se consigo emprestado ou compro um exemplar para eu ler. Sou fascinado pelos assuntos que considero extensões da ciência do espiritismo. Às vezes fico triste quando a doutrina se fecha em si mesma, rígida demais sobre suas próprias bases. No entanto, compreendo a necessidade de não se deixar deturpar ensinamentos previamente compreendidos e assimilados através das obras básicas. Pelos comentários, parece-me que este livro faz um bom equilíbrio entre novidade e conceitos maduros, evolução sem modismos. Vou ler para comprovar eu mesmo.
Parabéns pelo blog, genial.
Abraços!!!
Adriano - despertardoengenheiro.blogspot.com
Olá, Adriano!
ResponderExcluirHá uma versão impressa do livro mas também está disponível na forma de e-Book:
http://www.scribd.com/doc/17463798/O-reiki-a-TVI-e-outros-tratamentos-complementares
Obrigado pelos elogios! Também concordo com você de que não se deve fechar o conhecimento espírita e que ao mesmo tempo é preciso saber reconhecer as diferenças nas propostas.
Olha... entrei rapidamente no seu blog e também gostei... especialmente porque você é engenheiro assim como eu sou... e por sinal gosta de números tanto quanto eu.
Abraço!