sábado, 17 de outubro de 2009

Novos Rumos à Experimentação Espirítica

Título: Novos Rumos à Experimentação Espirítica

Autor: Hernani Guimarães Andrade

Editora: Didier

Categoria: científico

Edição: primeira (junho de 2009)

Proposta:
Esta obra busca estimular a experimentação espirítica nos moldes da Ciência tradicional para dar um novo patamar na crença na existência do espírito. Baseado em teorias multidisciplinares propõe experimentos capazes de detectar a existência de um campo biomagnético.

Formato:
O livro possui um formato de médio a grande e contém aproximadamente 90 mil palavras (ou 9 horas de leitura). Seu conteúdo está distribuído em 6 capítulos acrescido de um extenso apêndice contendo os últimos resultados das pesquisas realizadas pelo autor. Fornece ainda um DVD no encarte do livro, com o modelo do Espírito bem como com audiovisuais das tabelas e experimentos apresentados no apêndice.

Linguagem:
A linguagem empregada pelo autor é clara e didática, embora a terminologia e os conceitos teóricos sejam complexos.

Avaliação:
A primeira edição de Novos Rumos foi a 50 anos atrás e sendo um livro científico era de se esperar que estivesse ultrapassado. Ao contrário disto ele se mantém atual e demonstra como o autor estava na vanguarda de seu tempo.

Com uma linguagem didática Hernani passa ao leitor os principais fundamentos científicos que nortearam a criação dos seus experimentos tendo em vista a comprovação da existência do espírito por meio de suas teorias e de seus modelos.

Com um espírito verdadeiramente científico o autor apresenta suas hipóteses de forma honesta, ou seja, sua principal busca é a verdade independentemente se suas hipóteses estejam certas ou erradas. Com uma certa autoridade critica também as pessoas que se deixam levar por revelações sem comprovação.

"... vemos uma pessoa aceitar sem discussão a 'evidência' da comunicação, desde que se lhe afirme que foi certo 'figurão', no passado. Isso está errado. Isso não é ciência. É fé, ingenuidade, ou ..." (pag 71)

Mostra-se preocupado também com todos os cuidados necessários na condução e validação dos experimentos bem como a repetição das experiências e levantamento de hipóteses alternativas.

"O experimentador autêntico mostra-se paciente, observador, astuto, engenhoso, sistemático e algo cético. ... Os dados de uma única experiência nunca devem ser tomados como seguros e definitivos." (pag 75)

Ao mesmo tempo o autor se mostra consciente das dificuldades inerentes a este tipo de experimentação uma vez que não encontra respaldo na Ciência oficial (que não trabalha com a hipótese do espírito) e nem no seio do movimento espírita (que se sente mais confortável com as suas já consolidadas 'verdades').

"O caçador de ectoplasma precisa ser habilíssimo para, sem causar choques, convencer médiuns e assistentes de permitirem as investigações com o auxílio de aparelhos" (pag 121)

Preocupa-se com o futuro do espiritualismo e sustenta que é necessário tomar um novo rumo seguindo os trilhos da ciência.

"Todavia, é chegado o tempo de o espiritualismo abandonar um pouco as revelações, as tradições e as meras intuições místicas, para lançar-se pela mesma estrada trilhada pela Ciência, em uma mútua cooperação, no sentido de alcançar algo além do conseguido até agora." (pag 144)

Deixa claro também o posicionamento de várias correntes da experimentação espirítica e indica a necessidade de uma maior cooperação entre elas.

"Sem uma conjugação de esforços, pouco ou nada poderemos esperar neste sentido. Não lograremos grandes progressos se, em lugar de atacarmos o problema do espírito, continuarmos a atacar o espírito do problema. Seja Parapsicologia, seja Metapsíquica, seja Espiritismo, seja lá o que for, não vemos grandes possibilidades de avanço enquanto perdurarem as discussões bizantinas, os pontos de vista extremados, as tomadas de posição definitivas, os prematuros e discriminatórios rigores de classificação e terminologia, etc." (pag 186)

Finalmente, vale destacar ainda o belo prefácio escrito pelo astrofísico da ESA Luis de Almeida e o detalhamento das mais recentes pesquisas do Dr. Hernani em Bauru. Some-se a este detalhamento a apresentação clara dos procedimentos e dos dados estatísticos dos experimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário