sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Um novo olhar sobre o Evangelho

Título: Um novo olhar sobre o Evangelho

Autor: Beatriz P. Carvalho

Editora: EME

Categoria: estudo

Edição: primeira (junho de 2009)

Proposta:
A proposta desta obra é a de oferecer um estudo abrangente sobre o Evangelho sob o olhar espírita.

Formato:
O livro é volumoso e possui aproximadamente 110 mil palavras (ou 11 horas de leitura). Ele é dividido em três partes: uma de fundamentação teórica, outra contendo um estudo mais sistematizado, e a terceira abordando importantes passagens evangélicas. E cada parte é dividida em capítulos bem definidos explorando um determinado tema e indicando as passagens relacionadas.

Linguagem:
A linguagem da autora é objetiva, clara e acessível. Os textos são bem trabalhados e a leitura flui com facilidade. Há um bom equilíbrio entre as passagens evangélicas e as explicações dadas a elas. Praticamente todas as passagens são referenciadas e isto passa segurança ao leitor.

De forma didática a autora divide seu estudo em temas e para cada tema faz uma abordagem inicial dos seus aspectos principais e, em seguida, complementa com as passagens e suas explicações e interpretações.

Avaliação:
Esta obra compreende um material muito rico e abrangente sobre o Evangelho. Os temas são muito bem elaborados promovendo uma fácil assimilação das idéias. Ao contrário do que se possa imaginar as passagens se repetem poucas vezes. E quando se repetem a autora faz questão de mencionar isto. Dessa forma, ela estabelece vínculos importantes entre os capítulos e demonstra controle sobre o que está sendo apresentado.

Como seria de se imaginar a autora apresenta algumas interpretações interessantes para passagens mais complexas ou mesmo ininteligíveis. Ela faz isto praticamente em todos os capítulos, mas de maneira especial aos da última parte como a Santa Ceia e as Tentações de Jesus.

Ela destaca sempre que necessário a possibilidade de adulteração de trechos da Bíblia e, em especial, a da transformação de "espírito" para "Espírito Santo". Também denuncia a interpretação salvacionista (sobretudo de Paulo apóstolo) da missão de Jesus apoiada nas raízes da cultura judaica (ver página 316).

Traz informações e aspectos históricos importantes para a compreensão dos textos bíblicos como, por exemplo, o simbolismo da esquerda e da direita. E faz comparações interessantes entre os evangelhos e os evangelistas.

Apenas para constar, e sem pretensão de macular esta excelente obra, a autora, por algumas vezes, sustenta que Jesus trouxe bases científicas. Por exemplo, na página 57 ela escreve sobre o evangelho de João: "Existem, no quarto Evangelho, revelações que a ciência hoje começa a perceber, principalmente no campo da física teórica.". Após a leitura de toda a obra percebe-se que a autora fala em uma ciência do espírito e neste caso a tese faria sentido.

3 comentários:

  1. Simplesmente ótimo.

    ResponderExcluir
  2. A autora de "Uma Nova Visão Sobre o Evangelho" além de espírita, é médica. Isto nos dá a oportunidade de ter em mãos não só "mais um livro espírita sobre o Evangelho", mas uma autêntica e séria mistura de conhecimento e equilíbrio. O conhecimento do tema vem, por certo, da sua extensa vivência espírita, mesclada de estudo e prática da Doutrina, em seus mais diversos aspectos. O equilíbrio tem base, sem dúvida, nos longos anos da sua formação profissional, das faculdades, pós graduações, mestrados e doutorados no campo da Medicina, além da sua larga experiência prática nesse campo. Como espírita, a Fé. Como médica, a Razão. Em trinta anos de Espiritismo, em confesso que poucos livros foram - e são - tão importantes em minha vida como "Uma Nova Visão Sobre o Evangelho". Que Deus continue abençoando a Dra. Beatriz P. Carvalho!
    .
    Luiz Carlos Lemos
    luzcar@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. A autora de "Uma Nova Visão Sobre o Evangelho" além de espírita, é médica. Isto nos dá a oportunidade de ter em mãos não só "mais um livro espírita sobre o Evangelho", mas uma autêntica e séria mistura de conhecimento e equilíbrio. O conhecimento do tema vem, por certo, da sua extensa vivência espírita, mesclada de estudo e prática da Doutrina, em seus mais diversos aspectos. O equilíbrio tem base, sem dúvida, nos longos anos da sua formação profissional, das faculdades, pós graduações, mestrados e doutorados no campo da Medicina, além da sua larga experiência prática nesse campo. Como espírita, a Fé. Como médica, a Razão. Em trinta anos de Espiritismo, em confesso que poucos livros foram - e são - tão importantes em minha vida como "Uma Nova Visão Sobre o Evangelho". Que Deus continue abençoando a Dra. Beatriz P. Carvalho!
    .
    Luiz Carlos Lemos
    luzcar@oi.com.br

    ResponderExcluir