domingo, 3 de maio de 2009

Encontro com Jesus


Título: Encontro com Jesus

Autor: Djalma Santos

Editora: Léon Denis

Categoria: evangélico

Edição: primeira (janeiro de 2009)

Formato: tamanho médio contendo 139 páginas distribuídas em 30 pequenos capítulos. O tamanho grande da letra e a formatação espaçosa das páginas e dos parágrafos diminuem bastante o conteúdo. O papel um pouco mais grosso também dá uma idéia de ser um livro maior.

Proposta:
O autor apresenta algumas passagens evangélicas no início de cada capítulo e as desenvolve de forma a passar ao leitor uma explicação e uma orientação segundo a doutrina espírita.

Linguagem:
A obra possui uma linguagem simples e de fácil entendimento, embora haja trechos um pouco mais rebuscados e também algumas palavras mais "eruditas" como exsudar e andrajo.

Avaliação:
O livro é, de forma geral, superficial. O autor expõe as explicações de algumas das passagens evangélicas sem muita profundidade. Poderia dizer que é mais do mesmo. Por causa desta superficialidade algumas interpretações das passagens parecem um pouco forçadas.

Há pouco rigor nas referências como a de que um "filósofo espírita" teria dito que se tudo se perdesse bastava o Sermão da Montanha... na verdade, muitos dizem que foi Gandhi quem teria dito isto. Outro exemplo da falta de rigor está na exposição trocada das bem-aventuranças do mesmo Sermão.

Há interpretações dúbias na própria obra... por exemplo, a frase atribuída a Jesus "Que brilhe a vossa luz" no capítulo 13 está colocado que "devemos manter acesa essa chama interna ... formando a aura humana". E em outro capítulo, o 22, o autor interpreta a frase como: "esse sentimento religioso deve ser contínuo". Embora as duas interpretações sejam possíveis isto revela uma falta de objetividade e coerência.

Algumas passagens, explicações, ou mesmo capítulos são repetidos no livro. Por exemplo, os capítulos 6 e 25 desenvolvem o mesmo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário